PRESENTE, PROFESSOR!

18/12/2011 11:36

 

Por Diego Costa, Comentarista Esportivo

 

Quem não se lembra dos tempos em que acordava cedo e, com toda aquela coragem, ia para a escola? Apesar da imensa vontade de ficar em casa dormindo, sabíamos que era importante estudar, pois iríamos aprender muito. Pois é, neste domingo pude reviver isso, juntamente com milhões de brasileiros.

Não há palavra que resuma melhor o jogo do Barcelona que AULA. Mas não há como deixar de dizer que o Santos, assim como muitos alunos, não fizeram o dever de casa e, ao chegar na aula, foram surpreendidos com o conteúdo passado pelos professores Messi, Xavi, Iniesta, Guardiola e companhia.

O jogo foi fácil para o Barcelona. A forma como o time santista entrou em campo contribuiu e muito para que os espanhois "deitassem e rolassem" nos 90 minutos. Logo no começo da partida já seria nítida a aposta na única tática possível para vencer o Barça ultimamente: torcer para que eles estejam em um dia ruim. O que não aconteceu na final do Mundial Interclubes. Messi brilhou e ofuscou as luzes do penteado do Neymar, assustado com a força catalã.

Foi a vitória de um time consciente do que pode fazer em campo. Enquanto o Santos apostava em individualidades de Ganso e Neymar, o Barça era fiel a tática da posse de bola, que chegou a 80% em determinados momentos do jogo. Com 3 a 0 logo na primeira etapa, a decisão ganhou ares de treino. O time brasileiro não ofereceu nenhuma resistência ao jogo imprimido pelo Barcelona. O resultado final, 4 a 0, acabou com qualquer expectativa de surpresa do Santos pra cima do Barcelona. As deficiências que os santistas têm, sobretudo na defesa, ficaram evidentes contra o disparado melhor time do mundo. Neymar não é Messi, parem com essas comparações.

Como torcedor, espero que os brasileiros tenham aprendido a lição nessa aula particular dada pelos espanhois de como se faz futebol. Bater no peito e dizer que somos penta, lembrar de craques do passado já não resolve mais.

Parabéns, Barcelona! O melhor do melhor do mundo!