PASSADO DE GLÓRIAS, PRESENTE INCERTO...

03/01/2012 20:24

 

Por Adroaldo Leal, Comentarista Esportivo 

 

 

Há 91 anos, nascia no Brasil um clube de futebol originário de um antigo sonho da colônia de imigrantes italianos estabelecidos em Belo Horizonte. Precisamente, no dia 02 de janeiro, nasceu o Palestra Itália, que devido à Segunda Guerra Mundial passou a se chamar Cruzeiro Esporte Clube. Hoje é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores e mais importantes do país e do mundo.

O Cruzeiro sagrou-se campeão dentro e fora das terras Tupiniquins. No Brasil, a Raposa conquistou a Taça Brasil de 1966, a Copa do Brasil quatro vezes (1993, 1996, 2000, 2003), a Copa Centro Oeste de 1999, a Copa Sul-Minas de 2001 e 2002 e o tão sonhado Campeonato Brasileiro de forma notável em 2003. Graças principalmente por suas participações nos torneios continentais, o time da Toca ficou conhecido nas Américas como a La Bestia Negra, afinal a equipe azul sagrou-se campeã da Copa Ouro e da Copa Máster; em 1995; venceu a Recopa Sul-Americana 1998; foi bi campeão da Supercopa dos Campeões da Libertadores da América em 1991 e 1992, e ainda ostenta dois títulos da mais importante competição das Américas, ao vencer em 1976 e em 1997 a Copa Libertadores da América.

Realmente é indiscutível o passado vitorioso da Raposa, mas o atual momento é muito ruim. Afinal de contas no ano passado o clube se salvou do rebaixamento na última rodada do Brasileirão – está certo que foi com uma sonora goleada de 6 a 1 em cima do seu maior rival - mas isso é muito pouco para um time da grandeza do Cruzeiro.

Pois é, infelizmente para os torcedores que esperavam ganhar de presente uma grande contratação por parte da diretoria, a frustração foi total, uma vez que o presidente do Cruzeiro Gilvan de Pinho Tavares não anunciou ninguém. O que se espera é que as coisas tomem outro rumo e rápido, afinal em 2011 o Cruzeiro teve um namoro sério demais com o descenso, e pelo que mostrou, com o atual elenco há um risco enorme do time novamente não ir bem nas competições que terá pela frente nesta temporada.