GALO VENCE E BERNARD DESENCANTA

30/01/2012 00:24

 

Bernard foi o destaque da partida, marcando o primeiro gol dele como profissional após 26 jogos. Foto: Divulgação Atlético-MG

 

Por Diego Costa 

 

Foi um jogo com cara de estreia. O Atlético se valeu da manutenção da base do ano passado, contando com a velocidade de Bernard, que caia pelas duas pontas do campo, e da boa participação do estreante Escudero. Dessa forma, o Galo acabou levando a melhor pra cima de um modificado Boa Esporte. Do time que entrou como titular na última partida da equipe de Varginha na Série B do ano passado, apenas dois jogadores estiveram presentes na partida contra o Atlético, Claudinei e Olívio. Um fato importante a ser destacado foi o protesto da torcida atleticana, reflexo da última partida do Brasileirão 2011, contra o Cruzeiro, quando o Galo foi goleado por 6 a 1. Réver e Richarlyson foram os mais perseguidos. 

 

Chuva, protesto e estreias

Pouco antes de começar a partida, a chuva caiu forte na Arena do Jacaré. O gramado chegou a ficar um pouco encharcado nas laterais. Este foi um dos ingredientes que contribuiram para o pequeno número de torcedores presentes no estádio (pouco mais de 4 mil). O principal fator pode ser atribuído à goleada sofrida pelo time, contra o Cruzeiro, perdendo a oportunidade de empurrar o rival para a Série B. A bronca persiste, sobretudo a desconfiança com certos jogadores do elenco. Durante os seis primeiros minutos de jogo, grande parte da torcida ficou de costas para o gramado, em forma de protesto.

Em campo, o Boa começou melhor. Nos primeiros cinco minutos, a equipe de Varginha marcava em cima a saída de bola atleticana, que não conseguia furar o forte bloqueio boveta. No entanto, a supremacia durou muito pouco. Apoiado pela grande movimentação do baixinho Bernard, o Galo começou a ameaçar o adversário. Aos dez minutos, em uma dessas investidas, o camisa sete do Galo trocou passes com o lateral-direito Carlos César, o ex-atleta do Boa acabou fazendo o cruzamento e André, aproveitando a grama molhada, mergulhou em um belo peixinho e cabeceou a bola para as redes do goleiro Gledson.

 

André, autor do primeiro gol do Galo na partida. Foto: Divulgação Atlético-MG

 

Com o gol, o Atlético passou a mandar na partida. O Boa se viu acuado pelas variações do ataque atleticano, que chegava bem pelas duas pontas do gramado. E foi num lance nascido pelo lado esquerdo que o Galo chegou ao segundo gol. E foi mais uma estreia na partida, só que das redes de um jogador já conhecido dos torcedores.  Em uma bela jogada do argentino Escudero, o camisa dez rolou para o jovem Bernard. O baixinho entrou na area, limpou o zagueiro, fingiu uma finalização e, em seguida, acabou chutando rasteiro, no canto direito do goleiro do Boa. Foi o primeiro gol da jovem promessa como profissional. Um prêmio á bela atuação dele, que também foi fundamental na recuperação do time no ano passado. Aliás, na saída do intervalo, ele foi o único a ser aplaudido pela torcida alvinegra. 

 

Bronca de mais. Emoção de menos

O segundo tempo de jogo não foi muito bom devido às alterações das equipes não terem surtido o efeito desejado. Apesar de atrás no marcador, o Boa praticamente não ameaçou o gol de Renan Ribeiro. Já o Galo teve poucas chances de ampliar a vantagem. O jogo acabou se concetrando muito na intermediária da equipe de Varginha.

O técnico Cuca apostou na velocidade de Neto Berola e Marcos Rocha pela direita, que entraram no lugar de Guilherme e Carlos César, respectivamente. Mas os atletas não renderam o esperado. Escudero deu lugar ao atacante Wesley, que também pouco fez na partida.

Se o treinador apostou nas jogadas pela direita, foi neste setor que o técnico Sidney Morais tentou reverter o placar da partida. As entradas de Willian Gaúcho e o lateral Radar, que chegou a ser contratado pelo Cruzeiro, foram feitas visando aproveitar o espaço deixado pelos atletas alvinegros. Mas faltava qualidade à saída de bola boveta. Sidney também tentou trocar o centroavante da equipe, Robert entrou no lugar de Jailson. O jogador seguiu isolado na frente, sem participar do jogo.

Resultado final: Atlético 2, Boa 0. Para o Galo, fica a boa impressão deixada pelos estreantes Rafael Marques, Leandro Donizete e Escudero. O ponto negativo do time novamente ficou por conta do atacante Guilherme, que melhorou um pouco, mas não o suficiente para justificar o investimento feito no atleta. Pelo lado do Boa, a estreia mostrou que o time talvez terá dificuldades em se acertar na competição. Pouco se vê daquele time que quase conseguiu o acesso à Primeira Divisão do Brasileiro no ano passado. Faltou entrosamento.

Ao final da partida, a bronca da torcida alvinegra persitiu. Mesmo conquistando a vitória, os jogadores foram vaiados. O time ainda tem muito o que provar para os torcedores. 

 

Protesto de torcedor atleticano na saída do estádio. Faixa: "kalil, Maluf e Rever ...

Diretores incompetentes + Jogadores mercenários (alguns) = Derrotas, Vexames, e até humilhação. Até Quando?

"Rever e Fábio Costa: Qual a diferença???"

Foto: Diego Costa 

Arbitragem

Segundo o comentarista de arbitragem da Rádio PL FM, Cléver Assunção Gonçalves, o árbitro da partida, Renato Cardoso Conceição, juntamente com seus auxiliares,  Guilherme Dias Camilo e Celso Luis da Silva, tiveram boa atuação e não comprometeram no resultado da partida. Nota 8 para o trio de Atlético e Boa Esporte. 

 

 

Acompanhe a Ficha técnica da partida: