CRUZEIRO VENCE PORTUGUESA E RESPIRA

11/10/2012 22:28

POR: FLÁVIO TOLEDO

Montillo abriu o placar e comandou a vitória do Cruzeiro sobre a Portuguesa. Foto: Celio Messias/Gazeta PressCRÉDITO: TERRA

 

A sequência negativa do Cruzeiro no Campeonato Brasileiro finalmente terminou.

Na noite desta quarta-feira, em Varginha, a equipe mineira derrotou a Portuguesa por 2 a 0, gols do argentino Montillo, de pênalti, e Souza.

Assim o time da toca quebrou um jejum de sete jogos sem triunfos na competição. De quebra, o resultado alivia a pressão sobre o técnico Celso Roth, alvo de grandes protestos (inclusive na passeata que pediu o retorno de Alex) nas últimas semanas.

A equipe mineira agora soma 39 pontos e se mantém na zona intermediária da tabela. Já a Portuguesa permanece com 36, pouco abaixo do time celeste. Depois de reencontrar o resultado positivo, o Cruzeiro se prepara para desembarcar no Rio de Janeiro no próximo sábado. A partir das 18h30 (de Brasília), a equipe encara o Flamengo. Por outro lado, a Portuguesa retorna à capital paulista para uma sequência de dois jogos em casa, no Canindé: Corinthians, no sábado, às 21h, e o próprio Flamengo, no dia 17, às 22h.

Posicionadas no meio da tabela, as equipes iniciaram o confronto de maneira ousada. Sem abdicar do campo ofensivo, a Portuguesa impôs um forte ritmo e acuou o Cruzeiro. Entretanto, os mineiros foram quem abriram o marcador. Aos 35min, em lance polêmico, a arbitragem marcou pênalti do zagueiro Valdomiro. O argentino Montillo bateu firme a infração e assinalou o primeiro tento do jogo.

Ignorando a desvantagem no placar, a Portuguesa manteve o padrão característico das últimas rodadas. Buscando a referência de Bruno Mineiro, o time do Canindé seguiu levando perigo ao goleiro Fábio. O camisa 9 chegou até a empatar aos 15min, após completar cruzamento de Marcelo Cordeiro. A arbitragem, entretanto, assinalou impedimento e anulou o lance.

Acuado na defesa e apenas buscando contra-ataques, o Cruzeiro definiu a partida somente nos minutos finais. Mais ousado depois da entrada de Martinuccio, o time alcançou a vitória no último lance. Após cruzamento do argentino pela ponta esquerda, Souza arrematou de primeira e venceu Dida, sacramentando o resultado positivo na partida em Varginha.

 

FICHA TÉCNICA
CRUZEIRO 2 X 0 PORTUGUESA

Local: Estádio Melão, em Varginha (MG)
Data: 10 de outubro de 2012 (quarta-feira)
Horário: 19h30 (horário de Brasília)
Árbitro: Dewson Fernando Freitas da Silva (PA)
Assistentes: Márcia Bezerra Lopes Caetano (RO) e Márcio Gleidson Correia
Dias (PA)
Cartões amarelos: (Cruzeiro) Thiago Carvalho, Mateus, Everton, Rafael Donato, Diego Renan, Souza (Portuguesa) Léo Silva, Boquita
Gols: Cruzeiro: Montillo, aos 36 minutos do primeiro tempo; Souza, aos 48 minutos do segundo tempo

CRUZEIRO: Fábio; Diego Renan, Mateus, Thiago Carvalho (Rafael Donato) e Everton; Leandro Guerreiro, Marcelo Oliveira, William Magrão (Souza) e Montillo, Anselmo Ramon e Borges (Martinuccio)
Técnico: Celso Roth

PORTUGUESA: Dida; Zé Antônio (Diguinho), Gustavo (Lima), Valdomiro e Marcelo Cordeiro; Ferdinando, Léo Silva (Rogério), Boquita e Moisés; Ananias e Bruno Mineiro
Técnico: Geninho