CRUZEIRO PERDE DE VIRADA E VÊ CRISE CADA VEZ MAIS PERTO

10/10/2012 10:35

POR: FLÁVIO TOLEDO

 

O Grêmio saiu atrás no marcador no Estádio Olímpico, mas mostrou poder de reação e contou com a ousadia de Vanderlei Luxemburgo para virar sobre o Cruzeiro e conquistar vitória por 3 a 1 na 28ª rodada do Campeonato Brasileiro; Anselmo Ramon fez o gol do time mineiro, enquanto Marcelo Moreno e Marquinhos marcaram pelo clube da casa  Foto: Wesley Santos/Futura PressCRÉDITO: TERRA

Em jogo emocionante, o Grêmio venceu o Cruzeiro por 2 a 1, de virada, no Olímpico, no último sábado, e se manteve na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. Com o apoio de sua torcida, o time gaúcho conseguiu se recuperar, após levar um gol de Anselmo Ramon no primeiro tempo, e buscou a vitória na etapa final. Marcelo Moreno e Marquinhos marcaram.

Assim, o Grêmio segue na terceira posição na classificação geral, com 53 pontos, 9 atrás do líder Fluminense, e na próxima rodada enfrenta o Sport, quinta-feira, no Recife. O Cruzeiro, que recebe a Portuguesa na quarta, no estádio do Melão, também não mudou de posição e está em nono, com 36 pontos, com chances somente matemáticas de se classificar para a Libertadores do ano que vem.

Apesar de ser mais insistente, o Grêmio não converteu o domínio do primeiro tempo em muitas situações de gol. Os mandantes conseguiram alguns arremates sem grande perigo e só em duas vezes tiveram chances claras: em chute de Marco Antônio que Fábio defendeu, aos 24 minutos, e cabeceada de Souza que o goleiro visitante também salvou, aos 29 minutos.

O Cruzeiro chegou poucas vezes, mas foi certeiro em uma delas. Aos 27 minutos, Anselmo Ramon arriscou um chute cruzado de fora da área e venceu toda a defesa gremista, abrindo o placar.

Com Leandro no lugar de Zé Roberto e Marcelo Moreno na vaga de André Lima, o Grêmio foi mais ofensivo e chegou a pressionar o adversário no segundo tempo. O time gaúcho conseguiu empatar aos 22 minutos, em jogada de Marco Antônio, que enfiou a bola para Marcelo Moreno encobrir o goleiro Fábio.

Aos 30 minutos, o técnico Celso Roth tirou o atacante Borges para reforçar a defesa cruzeirense com o zagueiro Mateus. Logo depois, no entanto, o Grêmio virou o jogo. Aos 33 minutos, Marcelo Moreno lançou Leandro, que chutou cruzado. Fábio defendeu, mas Marquinhos, atento, aproveitou o rebote e marcou o segundo gol do tricolor.

 

FICHA TÉCNICA:

GRÊMIO 2 X 1 CRUZEIRO

GRÊMIO - Marcelo Grohe; Pará, Werley, Naldo e Anderson Pico; Souza, Marco Antonio, Zé Roberto (Leandro) e Elano (Marquinhos); Kleber e André Lima (Marcelo Moreno). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.

CRUZEIRO - Fábio; Ceará (Diego Renan), Léo, Thiago Carvalho e Everton; Leandro Guerreiro, Diego Arias (Souza), Marcelo Oliveira e Montillo; Anselmo Ramon e Borges (Mateus). Técnico: Celso Roth.

GOLS - Anselmo Ramon aos 27 minutos do 1º tempo. Marcelo Moreno, aos 22, e Marquinhos, aos 33 minutos do 2º tempo.

ÁRBITRO - Jailson Macedo de Freitas (BA).

CARTÕES AMARELOS - Souza, Leandro, Léo e Thiago Carvalho.

PÚBLICO - 31.565 (27.843 pagantes).

RENDA - R$ 800.912,00.

LOCAL - Estádio Olímpico, em Porto Alegre (RS).