COM GOL DE JÔ, GALO VENCE O VASCO NO INDEPENDÊNCIA E DISPARA NA LIDERANÇA DO BRASILEIRÃO 2012

13/08/2012 23:13

REPORTAGEM: CLÉVER ASSUNÇÃO

 


Dedé e Jô disputam bola no alto
Foto: Pedro VilelaCRÉDITO: O GLOBO

 

Em tarde inspirada, e em jogo que valeu a liderança absoluta do Campeonato Brasileiro de 2012, Ranaldinho Gaúcho e companhia limitada, conquistaram neste domingo, dia dedicado aos pais, na Arena Independência, mais uma excelente vitória para o time do Atlético, ao bater o Vasco da Gama por 1(um) tento a 0(zero), ampliando ainda mais a vantagem sobre o time cruzmaltino que está na 3ª colocação para 4(quatro) pontos, e a vantagem de 3(três) pontos para o Fluminense, vice-líder do certame nacional.

Mesmo estando bastante marcado pelos jogadores vascaínos, Ronaldinho Gaúcho desequilibrou o jogo, ditou o rítimo do time, e armava os principais contra-ataques da equipe no triunfo sobre o Vasco da Gama, que jogava recuado em sua defesa e poucas vezes chegava com perigo ao gol defendido por Victor, que não teve trabalho algum durante a partida.

O jogo foi de alto nível técnico, com o time carioca marcando muito e o time do mineiro tocando a bola com qualidade, chegando várias vezes com perigo na meta defendida por Fernando Prass, goleiro do Vasco que evitou que o time do Galo abrisse o placar ainda no primeiro tempo de jogo, terminando com um 0(zero) a 0(zero) no marcador.

No primeiro tempo de jogo, também houve uma penalidade máxima a favor da equipe do Atlético, não marcada pelo Árbitro da partida, o paulista Wilson Luiz Seneme, quando Bernard surpreendeu o zagueiro do Vasco, e ainda fora da área foi agarrado, até entrar na grande área, originando falta continuada no lance. O Árbitro não marcou nem a falta, nem a penalidade máxima e nem expulsou o zagueiro do Vasco, que impediu uma oportunidade clara e manifesta de gol.

O Vasco também reclamou de uma penalidade máxima a seu favor, quando  a bola explodiu no ombro do zagueiro Réver, que ao meu ver não existiu, sendo este lance bem interpretado pelo árbitro Wilson Luiz Seneme.

No segundo tempo, o Atlético continuou sobrando em campo. Jogava muito bem e com mais posse de bola, ia envolvendo o time do Vasco. O gol estava amadurecendo, pelo volume de jogo empregado pelo Atlético, que sufocava o time cruzmaltino em seu campo de defesa.

Aos 25’ minutos da etapa final, Bernard  tocou a bola para Ronaldinho Gaúcho, que deu um drible desconcertante no marcador e cruzou para dentro da área. Fernando Prass rebateu e, na sobra, o atacante grandalhão Jô, mandou de cabeça a bola para o fundo das redes vascaínas. Atlético 1(um) X Vasco 0(zero).

A partir daí a Arena Independência virou um caldeirão, com a massa atleticana dando um espetáculo nas arquibancadas, e dentro de campo o Galo dando um show de bola no Vasco da Gama.

No apito final do árbitro, a massa comemorou a manutenção da liderança com um jogo a menos e aplaudiu uma equipe que se mostra cada vez mais sólida e concentrada na busca do título do Campeonato Brasileiro de 2012.  - Final na Arena Independência, o “coliseu Moderno do Horto”: Atlético Mineiro 1(um) X  Vasco da Gama 0(zero).

Com esta vitória importantíssima, o Atlético volta de novo à liderança absoluta do Campeonato Brasileiro, somando 38(trinta e oito) pontos na tabela de classificação e volta a jogar na  próxima quarta feira, às 20:30 horas, contra o Atlético Goianiense, no Serra Dourada em Goiás, e poderá aumentar ainda mais a diferença para os seus adversários, pois o vice líder o Fluminense vai jogar contra o Cruzeiro na Arena Independência e o Vasco da Gama vai receber o Coritiba em São Januário.

Apitou Atlético 1(um) X Vasco 0(zero ): Wilson Luiz Seneme (FIFA-SP).(Nota 5,0). Deixou de marcar uma penalidade máxima a favor do Atlético, quando o jogador Bernard foi agarrado fora da área, e continuou sendo puxado até entrar na grande área. O Árbitro nada marcou. Nem a falta fora da área, nem a falta continuada que a meu ver originou a penalidade máxima, e muito menos expulsou o zagueiro vascaíno que impediu uma oportunidade clara e manifesta de marcar o gol.  -Ele foi auxiliado pelo Assistente nº1: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA-SP). Auxiliou com correção o trabalho do Árbitro. Muito bem colocado, marcando com precisão os impedimentos da partida. (Nota 9,0 ) – Assistente nº2: Emerson Ausgusto de Carvalho  (FIFA-SP). A exemplo do assistente nº1, foi muito bem no jogo. (Nota  9,0)

CONFIRA ABAIXO A FICHA TÉCNICA DO JOGO.

 

CAMPEONATO BRASILEIRO– 2012

SÉRIE: “A”

16ª RODADA – 12/08/2012

 

         ATLÉTICO MINEIRO    1                X            VASCO DA GAMA    0

 

Victor 8,0

Fernando Prass 7,0

Marcos Rocha 8,0

Auremir 7,0

Leonardo Silva 8,0 (CA)

Douglas 7,0

Réver 8,0

Dedé 7,0

Júnior César 8,0

William Matheus 7,0

Pierre 8,0

Nilton 7,0

Leandro Donizete 8,0

Wendel 7,0

Guilherme 8,0/ Escudero 8,0 (CA)

Juninho Pernambucano 7,0 (CA)

R49 Gaúcho 9,0 /Richarlisson 8,0

Carlos Alberto 7,0/Felipe Bastos 6,0

Bernard 9,0 / Serginho 8,0

Eder Luis 7,0 / Tenório 5,0 (CA) / William Bárbio 5,0

Jô  9,0 (CA)

Alecsandro 7,0

Técnico: Cuca 9,0

Técnico: Cristóvão 7,0

Público Pagante: 19.650

GOL DO ATLÉTICO: Jô aos 25’ minutos do 2º tempo.

Renda: R$ 719.015,00

 

 

 

Árbitro: Wilson Luiz Seneme (FIFA-SP).(Nota 5,0). Deixou de marcar falta clara no jogador Bernard, que teve sua origem fora da área e foi concluída dentro da área, caracterizando penalidadede máxima. Além de não marcar  falta neste mesmo lance deixou de expulsar o zagueiro do Vasco da Gama, que impediu uma oportunidade clara e manifesta do jogador Bernard de marcar o gol. Acertou ao não marcar uma penalidade máxima reclamada pelo time do Vasco, quando a bola tocou no ombro do jogador Réver.

A.1. Marcelo Carvalho Van Gasse (SP). -(Nota 9,0). Assinalou com acerto todos os impedimentos da partida, contribuindo positivamente para o trabalho do árbitro central.

A.2. Emerson Augusto de Carvalho (PR). –(Nota 9,0). A exemplo do assistente nº1, foi muito bem no jogo.

4º Árbitro: Emerson Almeida(MG)