ATLÉTICO PERDE PARA O CORÍNTHIANS, MAS CONTINUA COM O PRESTÍO DE LÍDER DO BRASILEIRÃO 2012

03/09/2012 16:48

POR; CLÉVER ASSUNÇÃO

Crédito: Placar

Em jogo válido pela 21ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Corínthians recebeu o Líder Atlético no Estádio do Pacaembú, em São Paulo e venceu por 1(um) a 0(zero), em partida bastante equilibrada e que foi decidida nos detalhes.

O jogo começou bastante movimentado, com os jogadores de ambas as equipes se empenhando nas jogadas, o que ocasionou em muitas delas, o jogo brusco, tendo o Árbitro carioca Péricles Bassols Pegado Cortez, muito trabalho para administrar os ânimos dos atlétas, aplicando com correção, nada mais, nada menos do que quatro cartões amarelos seguidos, nos minutos iniciais da partida.

Bem postado em campo, o Atlético foi quem começou melhor o jogo, com jogadas de velocidades pelas laterais, mas sem precisão nos toques de bola, e pouca inspiração ofensiva, o que ocasionou no empate de 0(zero) a 0(zero) na primeira etapa da partida, originada por muita marcação do time corinthiano, oferecendo poucas chances para finalizações e precisão nas avançadas ao ataque.

É de se destacar que o Galo foi o time que teve as melhores oportunidade de abrir o placar, na etapa inicial, mas não conseguiu converter em gols as poucas chances que apareceram durante o primeiro tempo de jogo.

No segundo tempo, o jogo continuou tenso, e muito estudado por ambas as equipes, que não se expunham no ataque, esperando erros do adversário, para buscar o gol, objeto de desejo do clássico nacional dos alvi negros.

Aos 17’ minutos da etapa final, o Corinthians aproveitou o escanteio cobrado por Douglas. Paulo André, sem receber um combate dos zagueiros atleticanos, testou a bola sem chances para a defesa do goleiro Victor, fazendo o gol que decretou a segunda derrota do Galo, no Campeonato Brasileiro, mas que continua firme na liderança da competição com 44 pontos ganhos e uma vitória a mais que o segundo colocado, Fluminense que no Sábado, depois de estar vencendo por 2(dois) a 0(zero), cedeu o empate ao Figueirense em Florianópolis, não aproveitando o tropeço do atleticano, para apossar da liderança do certame nacional.

 A partir do gol do time mosqueteiro, o Atlético partiu prá cima, pois contava com um jogador a mais. Emerson Sheik foi expulso pelo Árbitro Péricles Bassols em decorrência do segundo cartão amarelo, o mesmo acontecendo, minutos depois, com o jogador atleticano Júnior César, que foi expulso de campo por reclamar acintosamente com o Árbitro. O técnico Tite, também foi excluído do banco de reservas por protestar contra o Árbitro da partida.

Perdendo de 1(um) a 0(zero) o Atlético foi ao ataque nos minutos finais, sufocando o Corínthians e tendo até mesmo três boas oportunidades de empatar a partida, sendo duas com Guilherme e na outra o Atlético chegou a marcar o gol, mas o Árbitro carioca invalidou aquele que seria o empate do Galo, alegando falta de Leonardo Silva em Fábio Santos, causando muitas reclamações dos jogadores, treinadores e dirigentes atleticanos.

Apesar da derrota para o Corínthians, o Galo se mantém na ponta da tabela, mas a queda de rendimento do time, que está há três jogos sem vitória, começa a preocupar a massa atleticana. Por sua vez os jogadores não demonstraram muita preocupação com estes três insucessos da equipe, alegando em suas entrevistas, que o momento desfavorável, também faz parte da competição.

Final no Pacaembú: Corínthians 1(um) X  Atlético Mineiro 0(zero).

Com esta derrota fora de casa, o Atlético continua liderando a competição nacional, com os mesmos 44 pontos na tabela de classificação em 20 jogos, conseguindo 13 vitórias, uma a mais que o 2º colocado Fluminense que soma os mesmos 44 pontos do Atlético que também tem um jogo a menos, e que será no dia 26 de Setembro contra o Flamengo, em Volta Redonda, tendo empatado 5(cinco) vezes, e perdido apenas 2(duas) vezes. Marcou 35 gols, sofreu apenas 16 gols e tem um saldo positivo de 19 gols. O Galo volta a campo na próxima quarta feira, dia 05/09, às 19:30 horas, contra o Bahia, no Estádio de Pituaçú, na boa terra.

Apitou Corínthians 1(um) X Atlético Mineiro 0(zero) , Péricles Bassols Pegado Cortéz (RJ)-(NOTA 4,0 ). Arbitragem Ruím. Inverteu faltas, foi muito econômico na aplicação dos cartões amarelos, foi bastante contestado quando invalidou o gol de empate do Atlético, além se ser muito pressionado, quando expulsou Emerson Sheik, Júnior César e o Técnico Tite do Corínthians, além de não marcar uma penalidade máxima a favor do time do Galo. -  Ele foi auxiliado pelo assistente nº 1: Altemir Haussman (RS)-(NOTA 8,0 ).  Foi muito bem no jogo e não interferiu no trabalho e no resultado final da partida.  – Assistente nº 2: Fábio Pereira (TO)-(NOTA 5,0). Errou na marcação de dois impedimentos, prejudicando o ataque do Atlético no segundo tempo, além de levantar a bandeira no momento em que o Atlético mandou a bola para o fundo das redes do goleiro Cássio, invalidando o lance, que foi corroborado pelo árbitro central.

CONFIRA ABAIXO A FICHA TÉCNICA DO JOGO.

 

CAMPEONATO BRASILEIRO – 2012

              - SÉRIE “A” -

21ª RODADA – 02/09/2012

DOMINGO – 16:00h.

           CORÍNTHIANS     1                      X     ATLÉTICO MINEIRO  0

 

Cássio 8,0 (CA)

Victor 8,0

Alessandro 7,0 (CA)

Marcos Rocha 7,0/Neto Berola 7,0

Chicao 7,0 (CA)

Leonardo Silva 7,0 (CA)

Paulo André 8,0

Réver 7,0 (CA)

Fábio Santos 8,0 / Wallace 7,0

Junior César 7,0 (CV)

Ralf 7,0

Pierre 7,0

Paulinho 8,0

L.  Donizete 6,0 (CA)/ Escudero 6,0

Douglas 7,0 (CA)/ Edenilson 7,0

Danilinho 6,0

Danilo 8,0

Ronaldinho Gaúcho 8,0

Emerson Sheik 8,0 (CV)

Bernard 7,0

Romarinho 8,0 / Martinez 7,0

Jô 7,0 / Guilherme 7,0

Técnico: Tite 8,0(Excluído do banco)

Técnico: Cuca 7,0 

Público Pagante: 33.375

GOL DO CORÍNTHIANS: - Paulo André, aos 17’ minutos do 2º tempo.

Renda: R$ 1.088.599,72

 

 

 

Árbitro: Péricles Bassols Pegado Cortez (RJ)-(Nota 4,0). Arbitragem confusa. Inverteu muitas faltas, deixou de marcar algumas. Foi muito econômico na aplicação dos cartões amarelos, apesar de começar a partida aplicando com correção os quatro primeiros cartões amarelos no início do primeiro tempo de jogo. Muito contestado pelas equipes quando expulsou os jogadores Emerson Sheik do Corínthians e Júnior César do Atlético além do técnico Tite do Corínthians. Deixou de marcar uma penalidade máxima a favor do Atlético e invalidou um gol do Atlético, alegando falta do jogador Leonardo Silva em Fábio Santos, corroborando com o assistente Fábio Pereira, que levantava  na lateral do campo, sua bandeirola indicando infração na jogada.

A.1. Altemir Haussman (RS)-(Nota: 8,0). Auxiliou positivamente o árbitro da partida, assinalando com correção todos os Impedimentos e infrações durante o jogo.

A.2. Fábio Pereira (TO). –  (Nota: 5,0). Não foi bem no jogo. Errou dois lances de impedimento no segundo tempo, que não existiram, prejudicando o ataque do Atlético e quando a bola ganhou as redes do goleiro Cássio, levantou seu instrumento de trabalho, assinalando infração que foi prontamente corroborado pelo Árbitro central, invalidando aquele que seria o gol de empate do Atlético.

4º Árb.: Guilherme Ceretta(SP)