ATLÉTICO FICA APENAS NO EMPATE COM O GRÊMIO NO INDEPENDÊNCIA, E ENFRENTA O FLAMENGO QUARTA FEIRA NO ENGENHÃO

23/09/2012 23:37

POR: CLÉVER ASSUNÇÃO

Duelo colocava frente a frente dois dos líderes do Campeonato Brasileiro. Foto: Gil Leonardi/Agência LanceCRÉDITO: TERRA

Em noite gelada na Arena Independência, Atlético e Grêmio, fizeram um jogo bastante equilibrado e empataram em 0(zero) a 0(zero), partida esta válida pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012.

Com este empate, o Fluminense que havia vencido o Nático por 2(dois) a 1(um) na noite de Sábado, permaneceu na liderança absoluta do Brasileirão e ainda amplia a diferença para 4(quatro) pontos sobre o vice líder Atlético.

Pela primeira vez no campeonato, o Atlético perdeu a primeira colocação em aproveitamento: 69,33%, contra 71,79% do Fluminense, além de ser também, a primeira vez que a equipe alvi negra deixou a Arena Independência, sem balançar as redes adversárias.

Quando a bola rolou, o que se viu foi muito empenho dos jogadores de ambas as equipes. O clima do jogo foi tenso desde o início da partida, com os treinadores Cuca do Atlético e Vanderlei Luxemburgo do Grêmio, fazendo um duelo a parte fora de campo.

Pressionado pela vitória do Fluminense no sábado, o Galo, com apóio da Massa, partiu prá cima do Grêmio e com menos de 12’ minutos de jogo o time da casa já havia perdido duas boas oportunidades de abrir o placar, uma delas com o jogador Guilherme, ficando cara a cara com Marcelo Grohe, e chutando fraquinho nas mãos do goleiro gremista, desperdiçando uma chance de ouro para o time alvi negro.

Por sua vez, o Grêmio se fechava na retranca e quando tinha a posse de bola, partia com velocidade para o ataque, usando a técnica de Gilberto Silva, Elano e Zé Roberto que abasteciam com precisão os atacantes Kléber e Marcelo Moreno.

Com muito equilíbrio em campo, durante toda a partida, as avançadas do Atlético, eram mais perigosas. Em uma delas, o lateral Carlos César acertou a junção da trave e o travessão do goleiro Marcelo Grohe.

Em seguida foi a vez do tricolor gaúcho dar o troco, com o jogador Elano cobrando falta no travessão do goleiro Victor.

No segundo tempo, o jogo ficou mais aberto, com as equipes abrindo mão da forte marcação exercida no primeiro tempo de jogo. O Grêmio saiu mais para o ataque, abrindo espaços para o Galo contra-atacar, porém com muitas dificuldades para furar o bloqueio gremista.

A anciedade por parte dos jogadores em campo, e a impaciência e a apreensão da torcida nas arquibancadas, deram o tom da etapa final, onde a equipe do Grêmio, chegava com mais perigo ao ataque, chegando a desperdiçar duas grandes chances de marcar, uma delas com Marcelo Moreno, que teve o gol escancarado e chutou prá fora, depois de uma bobeada do lateral Richarlyson.

No finalzinho do jogo o técnico Cuca reclamou da não marcação de duas faltas cometidas no rápido jogador Neto Berola, na entrada da grande área e foi excluído do banco de reservas, pelo árbitro paranaense Héber Roberto Lopes.

Quando o árbitro apitou o final da partida, a massa atleticana, aplaudiu o empenho dos jogadores, que lutaram muito durante toda a partida, mas teve do outro lado um grande time, o Grêmio que está também na luta pela conquista do título maior do futebol brasileiro.

Final na Arena Independência, o “coliseu Moderno do Horto”: Atlético Mineiro 0(zero) X  Grêmio de Futebol Porto Alegrense 0(zero).

Com este empate dentro de casa, o Atlético permanece na vice liderança do Campeonato Brasileiro, somando 52(cinquenta e dois) pontos ganhos na tabela de classificação, 4(quatro) a menos que o líder Fluminense que soma 56(cinquenta e seis) pontos ganhos, e volta a jogar na  próxima quarta feira, às 22:00 horas, contra o Flamengo, no Engenhão, jogo este, isolado da 14ª rodada, adiado com o fundamento do Estádio Engenhão, naquele momento, está com um gramado muito ruím, segundo o diretor de competições da CBF, o Sr Virgílio Elísio.

Apitou Atlético Mineiro 0(zero) X Grêmio 0(zero ): Heber Roberto Lopes (FIFA-PR).(Nota 6,0). Não teve o mesmo critério nas marcações de faltas durante a partida, deixando de marcar faltas claras que realmente aconteciam. Foi muito contestado pelo técnico Cuca, quando o treinador alvinegro se dirigiu ao árbitro cobrando dele a marcação de duas faltas cometidas em cima do atacante Neto Berola, e foi excluído do banco de reservas. Quanto a parte disciplinar, foi bem na partida, aplicando com correção todos os cartões amarelos durante o jogo.   -Ele foi auxiliado pelo Assistente nº1: Marcelo Carvalho Van Gasse (FIFA-SP). Auxiliou com correção o trabalho do Árbitro. Muito bem colocado, marcando com precisão os impedimentos da partida. (Nota 8,0 ) – Assistente nº2: Fabrício Vilarinho da Silva  (GO). A exemplo do assistente nº1, foi muito bem no jogo. (Nota  8,0)

CONFIRA ABAIXO A FICHA TÉCNICA DO JOGO.

 

CAMPEONATO BRASILEIRO– 2012

SÉRIE: “A” – Arena Independência

26ª RODADA – 23/09/2012 – DOMINGO HORÁRIO: 18:30 H.

         ATLÉTICO MINEIRO    0                X           GRÊMIO FBPA   0

 

Victor 8,0

Marcelo Grohe 8,0

Carlos César 7,0/Serginho 7,0

Pará 8,0

Leonardo Silva 8,0 (CA)

Werley 8,0

Réver 8,0

Gilberto Silva 8,0

Richarlyson 8,0

Anderson Pico 7,0

Pierre 8,0

Fernando 7,0

Leandro Donizete 7,0

Souza 7,0

Guilherme 6,0/Neto Berola 7,0 (CA)

Elano 8,0 (CA)/ Léo Gago 7,0

Ronaldinho Gaúcho 7,0

Zé Roberto 8,0(CA)/Marquinhos 6,0

Bernard 7,0 (CA)

Kléber 8,0 (CA) / André Lima 7,0

Leonardo 6,0/ Escudero 6,0

Marcelo Moreno 7,0 (CA)

Técnico: Cuca 7,0

Técnico: Wanderlei Luxemburgo 8,0

Público Pagante: 19.668

Renda: R$ 688.505,00

 

 

 

Árbitro: Héber Roberto Lopes(FIFA-PR).(Nota 6,0). Faltou critério nas marcações de faltas, deixando de marcar faltas claras que realmente aconteciam. Excluiu do banco de reservas o técnico Cuca do Atlético que se dirigiu ao Árbitro, cobrando dele a marcação de duas faltas sofridas pelo atacante Neto Berola, que na interpretação do árbitro não aconteceram. Aplicou com acerto os cartões amarelos durante a partida.

A.1. Marcelo Carvalho Van Gasse (SP). -(Nota 8,0). Assinalou com acerto todos os impedimentos da partida, contribuindo positivamente para o trabalho do árbitro central.

A.2. Fabrício Vilarinho da Silva (GO). –(Nota 8,0). A exemplo do assistente nº1, foi muito bem no jogo.

4º Árb.: Flávio Henrique(MG)