ATLÉTICO EMPATA COM O VASCO, PERDE O TÍTULO, E CAI PARA TERCEIRO NA TABELA DE CLASSIFICAÇÃO

12/11/2012 14:28

POR: CLEVER ASSUNÇÃO

CRÉDITO: ESPORTEMINEIRO

 

Em partida válida pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, jogando no Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro, Vasco da Gama e Atlético Mineiro empataram em 1(um) a 1(um), resultado péssimo, principalmente para o Galo mineiro, que além de perder o título da competição em função da ótima vitória do Fluminense sobre o Palmeiras por 3(três) a 2(dois), em Presidente Prudente/São Paulo, ainda caiu para a terceira colocação na tabela de classificação do Brasileirão, fato este que, coloca a equipe apenas na fase preliminar da competição continental, isto porquê, apenas o Campeão e o Vice é que tem direito assegurado na fase de Grupos da Copa Libertadores de 2013.

Com um treinador interino no banco de reservas, Gaúcho, que substituía Marcelo Oliveira em função da derrota de 3(três) a 0(zero) sofrida pelo Sport de Recife, o Vasco da Gama até que começou a partida dando mostra de que poderia vencer o jogo, mas no decorrer da partida foi mostrando fragilidade da equipe, e o porquê do time que sempre esteve durante grande parte da competição no G-4, está no momento caindo pelas tabelas, ocupando a 7ª colocação na tabela de classificação.

O jogo foi aberto, com ambas as equipes jogando prá frente e com oportunidades claras de abrir o placar.

Aos 19’ minutos da etapa inicial, uma ótima jogada ofensiva do Vasco, originou em gol do volante Wendel. No entanto, o árbitro Goiano Elmo Alves Resende Cunha, marcou falta técnica do jogador cruzmaltino, alegando irregularidade no lance e anulando um gol legal do time da casa, o que gerou muitas reclamações por parte dos jogadores e torcedores do gigante da colina.

Aos 25’ minutos, o Atlético aproveitou um contra-ataque rápido para abrir o marcador. Escudero recebeu a bola, adentrou a área e sofreu penalidade máxima cometida pelo jogador Douglas. Os jogadores do Vasco reclamaram muito do árbitro, alegando que o jogador sequer havia encostado no jogador atleticano. Aos 26’ minutos Ronaldinho Gaúcho cobra a penalidade máxima, mandando a bola para um lado e o goleiro Fernando Prass para o outro, abrindo o placar para a equipe atleticana.

Aos 33’ minutos o goleiro Victor do Atlético fez uma ótima defesa, evitando aquele que seria o gol de empate do Vasco da Gama.

Aos 40’ minutos, o árbitro goiano expulsou o jogador Serginho do Atlético, em decorrência do segundo cartão amarelo. Resta salientar que o árbitro cometeu um grande equívoco ao aplicar o primeiro cartão amarelo ao jogador atleticano, em lance que nem falta aconteceu.

Na segunda etapa o Vasco veio com tudo. O Atlético recuou, atraindo o time da casa para o seu campo.

Não deu outra. Numa saída de bola do jogador Richarlyson, ao tentar dar um passe para Bernard, a bola saiu para a lateral. Rapidamente o Gandula devolveu a bola para o jogador Felipe que cobrou com perfeição para Alecsandro, de primeira finalizar forte e superar o goleiro Victor, empatando a partida.

Com o gol de empate, o técnico Cuca substituiu Leonardo por Guilherme. O Galo esboçou reação, saindo da defesa e passando a atacar com mais perigo, mas errava muito nas conclusões das jogadas. Em uma delas o próprio Guilherme fez boa jogada e ficou cara a cara com o goleiro Fernando Prass, que acabou dando um toquinho para a defesa fácil do arqueiro cruzmaltino.

A outra grande oportunidade do Galo vencer a partida foi já no finalzinho do segundo tempo. Aos 42’ minutos Ronaldinho Gaúcho com categoria colocou a bola na cabeça de Réver, exigindo uma ótima defesa do goleiro Fernando Prass, que deu um tapa sutil na bola, mandando-a para escanteio, evitando aquele que seria o segundo gol atleticano.

 O Final do jogo foi dramático, com o Atlético em cima do Vasco, buscando o gol da vitória, isto porque em Presidente Prudente o Fluminense vencia o Palmeiras por 3(três) a 2(dois), e com este resultado estava confirmando o título do Brasileirão 2012, e no Sul do País o Grêmio vencia o São Paulo, de virada, por 2(dois) a 1(um), tomando naquele momento o vice campeonato do Galo, o que colocou o Grêmio na fase de grupo da Copa Libertadores das Américas, tendo o Atlético que disputar a fase preliminar da competição continental.

 Final no Estádio de São Januário, Vasco da Gama 1(um) X  Atlético Mineiro 1(um).

Com este empate fora de casa, o Atlético caiu para a terceira colocação da competição nacional, com 65 pontos ganhos na tabela de classificação em 35 jogos. - Além dos 65 pontos já conquistados até o momento, o galo soma  18(dezoito) vitórias, 11(onze) empates, 6(seis) derrotas, marcou 56 gols, sofreu 31, tem um saldo positivo de 25 gols. O galo volta a campo no próximo domingo, dia 18 de Novembro, às 17:00 horas, contra o Já rebaixado Atlético Goianiense, na Arena Independência, em Belo Horizonte.

Apitou Vasco da Gama 1(um) X Atlético Mineiro 1(um), Elmo Alves Resende Cunha (GO)-(NOTA: 4,0). – Arbitragem ruim. Foi muito inseguro durante toda a partida. Anulou um gol legítimo do Vasco da Gama no primeiro tempo de jogo, assinalando erradamente falta técnica no lance. Errou ao aplicar o primeiro cartão amarelo ao jogador Serginho do Atlético, que em função do segundo cartão amarelo, foi expulso de campo. Errou ao confirmar duas marcações de Impedimentos inexistentes, assinaladas pelo assistente nº1, Fábio Pereira de Tocantins, além de inverter muitas faltas. Enfim foi muito mal o árbitro do jogo.

- Ele foi auxiliado pelos assistentes da partida: Fábio Pereira (TO)-(NOTA: 5,0), Desatento na partida e mal posicionado assinalou dois impedimentos que não aconteceram durante a partida, trazendo prejuízo para as equipes. O assistente nº2 foi Ivan Carlos Bohn (PR)-(NOTA 8,0), trabalhou com tranqüilidade durante a partida, sendo discreto nas suas marcações, acertando em todas as suas intervenções, e colaborando positivamente com o árbitro central.

CONFIRA ABAIXO A FICHA TÉCNICA DO JOGO.

 

CAMPEONATO BRASILEIRO – 2012

              - SÉRIE “A” -

35ª RODADA – 11/11/2012 – ESTÁDIO: SÃO JANUÁRIO (RJ)- DOMINGO– 17:00H

      VASCO DA GAMA  (RJ)        1           X     ATLÉTICO MINEIRO   1               

 

Fernando Prass 7,0

Victor 7,0

Jonas 6,0 / Max 6,0

Marcos Rocha 6,0 (CA)

Douglas 6,0 (CAV)

Leonardo Silva 6,0

Renato Silva 6,0

Réver 6,0

Thiago Feltri 6,0/Fellipe Bastos 6,0

Júnior César 6,0

Eduardo Costa 6,0 (CA)

Pierre 6,0

Wendel 6,0 (CA)

Serginho 6,0 (CAV)

Felipe 6,0 (CA)

Escudero 6,0 / Richarlyson 6,0

Juninho Pernambucano 6,0 (CA)

Ronaldinho Gaúcho 7,0 

Tenório 6,0 / Marlone 6,0

Bernard 6,0 / Neto Berola 6,0

Alecsandro 7,0

Leonardo 6,0 / Guilherme 6,0

Técnico: Gaúcho 6,0

Técnico: Cuca 6,0

Público Pagante: 3.990

GOL DO VASCO DA GAMA: - Alecsandro aos 11’ minutos do 2º tempo.

Renda: R$ 79.950,00

GOL DO ATLÉTICO MINEIRO: - Ronaldinho Gaúcho cobrando penalidade máxima, aos 26’ minutos do 1º tempo.

 

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)-(Nota 4,0). Arbitragem ruim. Inseguro nas marcações. Anulou um gol legítimo do Vasco da Gama no primeiro tempo de jogo, quando viu falta técnica do jogador do Vasco que ao que tudo indica pediu a bola, gritando “deixa”, o que de não aconteceu. Errou ao aplicar o primeiro cartão amarelo no jogador Serginho do Atlético, em lance que nem falta aconteceu, e que em função deste erro do árbitro, foi expulso de campo, em decorrência do segundo cartão amarelo. Como se não bastasse estes erros ainda foi prejudicado pelo assistente nº1, Fábio Pereira que assinalou impedimento inexistente em dois lances, sendo todos eles confirmado pelo árbitro

A.1. Fábio Pereira (TO)-(Nota: 5,0). Errou ao assinalar dois impedimentos inexistentes durante a partida, prejudicando o trabalho do árbitro central que também errava muito.

A.2. Ivan Carlos Bhon (PR). – (Nota: 8,0). Foi muito bem no jogo, acertando em todas as suas intervenções, tendo com isso, participações positivas durante a partida.

4º Árb.: Antônio F.C. Schneider (RJ)