ATLÉTICO EMPATA COM O FLAMENGO, NA ARENA INDEPENDÊNCIA E VAI SE DISTANCIANDO DO TÍTULO DE 2012

01/11/2012 17:00

POR: CLEVER ASSUNÇÃO

As imagens de Flamengo 2 x 1 Atlético-MG (Foto: Cleber Mendes)CRÉDITO: LANCENET

 

No jogo isolado que encerrou a 33ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, jogando na Arena Independência, o Atlético só empatou com o Flamengo por 1(um) a 1(um), em partida que teve todos os ingredientes de um grande clássico nacional, como duas bolas chutadas no travessão defendido pelo goleiro rubronegro, expulsões, pênalidade máxima escandalosa não marcada a favor do Atlético, exclusão do treinador Dorival Júnior do banco de reservas, confusão após o jogo entre as duas diretorias, além do já tradicional protesto da “massa atleticana”, que a cada marcação do fraco árbitro Sandro Meira Ricci, gritava: “Vergonha... Vergonha”...    

A partida começou em rítimo alucinante, com o Galo partindo prá cima do Flamengo, que veio para o jogo retrancado e quando tinha a posse de bola partia com velocidade para o ataque tentando surpreênder a equipe alvinegra.

Logo aos 11’ minutos do primeiro tempo, o jogador Íbson fez carga faltosa por trás, dentro da área, derrubando Ronaldinho Gaúcho. Pênalidade máxima claríssima, não marcada pelo árbitro da FIFA, Sandro Meira Ricci, que estava bem colocado, e a poucos metros do lance.

O treinador Cuca e todos os jogadores do Atlético, reclamaram e muito da não marcação da penalidade máxima, e ao término do primeiro tempo, quando saia de campo, em entrevista aos repórteres, Ronaldinho Gaúcho desabafou: “...Não gostamos de falar de arbitragem, mas na cara do gol, ele não apitou o pênalti, que foi claro. Não é justo”, disse o craque da camisa 49.

Resta salientar que o técnico Cuca em 2010, era treinador da equipe do Cruzeiro, e em jogo decisivo realizado no Pacaembú entre Corínthians 1 X 0 Cruzeiro, o árbitro Sandro Meira Ricci prejudicou a equipe celeste ao marcar penalidade máxima do zagueiro Gil no atacante Ronaldo fenômeno, além de não marcar uma penalidade máxima a favor da equipe do Cruzeiro, o que gerou muitas declarações polêmicas tanto do treinador quanto da diretoria azul, contra o árbitro da atual partida.

Melhor em campo o atlético não se deixou abalar pela não marcação da penalidade máxima, e pouco depois foi a vez do atacante Jô, de conhota acertar o travessão do goleiro Felipe em um belo chute de fora da área.

 Acuado em seu campo de defesa, o Flamengo só ia ao ataque esporadicamente, e em uma dessas contra ofensivas, veio a ducha de água fria na massa atleticana com o gol rubro negro. “Após cobrança de lateral de Wellington Silva, Íbson passou para Renato Abreu chutar forte de fora da área no canto esquerdo do goleiro Victor que nada podê fazer”.

Após o gol, o Galo não diminuiu o rítimo de jogo, porém nas cadeiras do caldeirão do Independência, a torcida se mostrava apreensiva, chegando até mesmo a se calar em alguns momentos da partida.

Por sua vez, o técnico do Flamengo Dorival Júnior teve que fazer uma substituíção forçada, isto porquê o goleiro Felipe se contundiu e foi substituído pelo goleiro das divisões de base: Paulo Victor.

Pouco depois, em decorrência do segundo cartão amarelo, o polêmico árbitro Sandro Meira Ricci, expulsou o lateral Wellington Silva da equipe do Flamengo.

Mesmo jogando com um jogador a menos durante os minutos finais do primeiro tempo, o Atlético não conseguiu o gol da igualdade no placar.

Na volta para o segundo tempo, o treinador Dorival Júnior, foi excluído do banco de reservas, pelo árbitro Sandro Meira Ricci, por ter se dirigido a ele fazendo questionamentos sobre a expulsão do lateral Wellington Silva, quanto a arbitragem se dirigia para os vestiários.

Quando a bola rolou, o Atlético partiu prá cima, com nova proposta ofensiva de jogo: Jô e Leonardo que substituiu Guilherme no intervalo, atacantes fixos de área.

Recuado, o Flamengo se defendia como podia. A pressão era muita e aos 12’minutos, Bernard pela esquerda fez ótimo cruzamento na cabeça de Leonardo, que deu uma testada na bola, que antes de ganhar as redes de Paulo Victor, ainda tocou o poste esquerdo do goleiro rubronegro, que nada pôde fazer.

Com a igualdade no placar, o Atlético continuou a pressionar o Flamengo, que suportava a pressão, através das boas defesas do goleiro Paulo Victor, e dos chutões dos jogadores rubronegros que se livravam da bola como podiam, evitando o segundo gol atleticano, e quando tinha a posse da bola, partia exporadicamente para o campo de ataque.

Dedurado pelo assistente Roberto Braatz, o árbitro Sandro Meira Ricci, ainda expulsou o jogador Carlos César, que fazia aquecimento na linha de fundo, fora do campo de jogo.

Aos 42’ minutos, o Atlético teve mais uma grande oportunidade de virar a placar. Em cobrança de falta, próximo da área, Ronaldinho cobrou com perfeição, e a bola explodiu na junção do travessão do goleiro Paulo Victor. Ronaldinho Gaúcho pôs as mãos na cabeça, não acreditando que a bola não havia entrado.

O árbitro acresceu mais 5’ minutos após o tempo regulamentar, mas o empate acabou sendo o resultado final da partida, que de certo modo, foi decepcionante para a massa atleticana, que lotou o “coliseu moderno do bairro horto”, para ver mais uma vez uma vitória do time alvinegro, que vai se distanciando do Fluminense, líder do Brasileirão 2012, agora com 8(oito) pontos de diferença.

 Final na Arena Independência, Atlético Mineiro 1(um) X Flamengo 1(um).

Apitou Atlético Mineiro 1(um) X Flamengo 1(um), Sandro Meira Ricci (FIFA-PE)-(Nota 3,0).  – Arbitragem Ruím. Errou no lance capital da partida aos 11’ minutos do primeiro tempo, quando deixou se marcar uma penalidade máxima claríssima a favor da equipe do Atlético, quando o jogador Íbson atropelou por trás o jogador Ronaldinho Gaúcho dentro da área. Aplicou erradamente o primeiro carão amarelo ao jogador Wellington Silva numa falta normal de jogo, em cima do jogador Bernard e em decorrência de um segundo cartão amarelo, este sim, merecido, teve que expulsar o jogador. Inverteu faltas, conversou e deu explicações demais aos jogadores, parando excessivamente a partida, ocasionando apulpos e reclamações dos torcedores presentes na Arena Independência. - Ele foi auxiliado pelo Assistente nº1: Roberto Braatz (FIFA-PR). Auxiliou com correção o trabalho do Árbitro. Bem colocado, marcou com precisão os impedimentos da partida. (Nota 8,0 ) – Assistente nº2: Alessandro A. da Rocha Mattos (FIFA-BA).  (Nota 8,0). A exemplo do Assistente nº1, fez um ótimo trabalho, dígno de um grande jogo de futebol.

Com este empate em 1(um) a 1(um) com o Flamengo, o Galo somou seus 64 pontos ganhos, ocupando a 2ª colocação do Brasileirão 2012, atrás apenas do  Fluminense, que continua liderando a competição com 72 pontos ganhos, faltando apenas 5(cinco) rodadas para o término do certame nacional.

O Galo volta a jogar pelo Brasileirão 2012, dia 04/11, domingo, às 19:30 contra o Coritiba, no Estádio Couto Pereira, enquanto o líder Fluminense vai ao Morumbi enfrentar o São Paulo, também dia 04/11, domingo às 17:00 horas.

CONFIRA ABAIXO A FICHA TÉCNICA DO JOGO.

 

CAMPEONATO BRASILEIRO– 2012

SÉRIE: “A” – Arena Independência

33ª RODADA – 31/10/2012 – QUARTA FEIRA - HORÁRIO: 21:50 H.

         ATLÉTICO MINEIRO   1                 X          C.R. FLAMENGO     1

 

Victor 8,0

Felipe 8,0/ Paulo Victor 8,0

Marcos Rocha 8,0/Neto Berola 7,0  

Wellington Silva 7,0 (CAV)

Leonardo Silva 8,0 (CA)

Marcos Gonzalles 8,0 (CA)

Réver 8,0

Renato Santos 8,0

Richarlyson 8,0

Ramon 7,0

Pierre 7,0 (CA) / Serginho 7,0

Amaral 7,0 (CA)

Leandro Donizete  7,0

Ibson 8,0 (CA)

Ronaldinho Gaúcho 8,0

Renato Abreu 8,0 (CA)

Guilherme 7,0 / Leonardo 8,0

Cléber Santana 8,0/W. Bruno 6,0

Bernard 8,0

Liédson 7,0/ Welinton 6,0

Jô 8,0

Vágner Love 8,0

Técnico: Cuca 8,0  

Técnico: Dorival Júnior 8,0

Público Pagante: 19.945

GOL DO ATLÉTICO MINEIRO: - Leonardo aos 12’minutos do 2º tempo.

Renda: 770.050,00

GOL DO FLAMENGO: - Renato Abreu aos 11’ minutos do 1º tempo.

 

 

Árbitro: Sandro Meira Ricci (FIFA-PE)-(Nota 3,0). Arbitragem ruím. Errou ao não marcar uma penalidade máxima claríssima em cima do jogador Ronaldinho Gaúcho, quando o atleta Íbson do Flamengo o derrubou dentro da área. Inverteu muitas faltas.  conversou e deu muitas explicações de suas marcações aos jogadores. Parou demais a partida, errou ao dar o primeiro cartão amarelo ao jogador Wellington Silva, e em função deste erro, teve que expulsar o jogador no lance seguinte, em decorrência do segundo cartão amarelo. Permitiu reclamações em bloco dos jogadores de ambas as equipes.

A.1. Roberto Braatz (FIFA-PR). -(Nota 8,0). Assinalou com acerto todos os impedimentos da partida,contribuindo positivamente para o trabalho do árbitro central.

A.2. Alessandro A. da Rocha Mattos (FIFA-BA). –(Nota 8,0). A exemplo do Assistente nº1, fez um ótimo trabalho, dígno de uma grande partida de futebol, como foi Atlético e Flamengo.  

4º Árb.: Emerson de Almeida (MG)