ATLÉTICO EMPATA COM A PORTUGUESA E VÊ LIDERANÇA DO BRASILEIRÃO 2012 MAIS DISTANTE

01/10/2012 15:59

POR: CLÉVER ASSUNÇÃO

Bernard (centro) comemora com companheiros gol de empate do Atlético-MG contra Portuguesa. Foto: Sérgio Bazarghi/Gazeta PressCRÉDITO: TERRA

Em jogo válido pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro da série A, jogando no Canindé, em São Paulo, Portuguesa e Atlético empataram em 1(um) a 1(um), num jogo tecnicamente fraco, principalmente no primeiro tempo de jogo, faltando criatividade ofensiva à equipe alvi-negra, dando pouco trabalho para o goleiro Dida.

No primeiro tempo de jogo, a Portuguesa de Desportos, foi quem deu as cartas na partida, levando perigo ao gol defendido por Victor, quando em duas jogadas, Boquita e Moisés tentaram surpreender o goleiro atleticano. Moisés chutou a bola que fez uma curva, mas saiu prá fora. Boquita teve a sua finalização defendida pelo goleiro alvinegro que fez boa defesa.

Por sua vez, o Atlético tentava reagir, através das boas jogadas armadas por Bernard e Ronaldinho Gaúcho, que não foram concluídas com precisão pelos atacantes alvinegros.

Antes do término do primeito tempo da partida, aos 43’ minutos, a Lusa ainda teve um gol marcado por Bruno Mineiro, anulado pelo árbitro goiano Elmo Alves Resende Cunha, que viu o atacante da Portuguesa colocando mão na bola, antes de mandar para o fundo das redes do goleiro Victor, gerando muitas reclamações por parte da equipe de São Paulo.

Logo no início do segundo tempo, aos 5’ minutos de jogo, após cruzamento na área atleticana, o atacante Bruno Mineiro, dividiu com o goleiro Victor e Léo Silva aproveitou a sobra de bola, para fazer Portuguesa 1(um) X Atlético 0(zero).

Após o gol, o Galo foi prá cima. A Portuguesa recuou sua equipe e só saía do setor defensivo nos contra-ataques.

Aos 20’ minutos, Ronaldinho Gaúcho cobrou falta pela meia esquerda, a bola explodiu na defesa da Portuguesa, o zagueiro Lima afastou mal a bola que sobrou para Bernard, mandar no ângulo do goleiro Dida, empatando a partida. Portuguesa 1(um) X Atlético 1(um).

Aos 25’ minutos, o zagueiro atleticano Leonardo Silva, foi expulso de campo em decorrência do segundo cartão amarelo, ao cometer falta em Boquita, quando o jogador da Lusa se preparava para invadir a área alvinegra.

Dois minutos depois, o Galo quase virou o placar. Ronaldinho Gaúcho cobrou falta, pegando o goleiro Dida no contrapé. A bola resvalou no travessão e saiu pela linha de fundo.

Após este lance de perigo por parte do Atlético, a Portuguesa de Desportos respondeu a investida do ataque atleticano, perdendo mais duas boas chances de também ampliar o placar. Numa delas, aos 37’ minutos o jogador Moisés tabelou com Bruno Mineiro que chutou forte para boa defesa do goleiro Victor. A outra chance de gols da Portuguesa foi nos acréscimos do árbitro goiano. Aos 47’ minutos o bom jogagor Moisés invadiu a área e chutou forte para boa defesa do goleiro atleticano, garantindo o empate conquistado na casa do adversário.

Final no Estádio do Canindé em São Paulo, Portuguesa 1(um) X  Atlético Mineiro 1(um).

Com este empate fora de casa, o Atlético permanece na vice-liderança da competição nacional, com 53 pontos ganhos na tabela de classificação em  27 jogos. - Além dos 53 pontos já conquistados até o momento, o Galo soma  15(quinze) vitórias, 8(oito) empates, 4(quatro) derrotas, marcou 41  gols, sofreu 20, e tem um saldo positivo de 21 gols. O Galo volta a campo no próximo sábado, dia 06/10, às 18:30 horas, contra o Figueirense, que soma, com 22 pontos ganhos, ocupando a 19ª colocação, estando na zona do rebaixamento para a temporada de 2013, jogo este a ser realizado na Arena Independência, em Belo Horizonte. 

Apitou Portuguesa de Desportos 1(um) X Atlético Mineiro 1(um), Elmo Alves Resende Cunha (GO)-(NOTA 6,0 ). – Arbitragem Boa. Aplicou acertadamente os cartões amarelos durante a partida e expulsou com correção o zagueiro Leonardo Silva do Atlético, em decorrência de ter recebido o segundo cartão amarelo, após falta cometida no jogador Boquita. Foi muito questionado, pelos jogadores e diretores da Portuguesa, quando anulou o gol do Bruno Mineiro, no primeiro tempo de jogo, alegando que o jogador colocou mão na bola, antes de mandar a bola para o fundo do gol defendido por Victor.  - Ele foi auxiliado pelo assistente nº 1: Evandro Gomes Ferreira (GO)-(NOTA 8,0 ). Foi muito bem no jogo. Bem posicionado nos lances, acertou em todas as suas marcações  – Assistente nº 2: João Patrício de Araújo (GO)-(NOTA 8,0). Discreto nas marcações. Acertou em todas as suas intervenções, colaborando positivamente com o árbitro central.

CONFIRA ABAIXO A FICHA TÉCNICA DO JOGO.

 

CAMPEONATO BRASILEIRO – 2012

              - SÉRIE “A” -

27ª RODADA – 29/09/2012

SÁBADO – 18:30H. – CANINDÉ/SP.

   PORTUGUESA DESPORTOS      1        X     ATLÉTICO MINEIRO    1  

 

Dida 7,0

Victor 7,0

Luis Ricardo 6,0

Marcos Rocha 6,0/ Luiz Eduardo 6,0 

Valdomiro 6,0

Leonardo Silva 6,0 (CAV)

Lima 7,0 (CA)

Rafael Marques 6,0 (CA)

Rogério 6,0

Júnior César 6,0

Ferdinando 6,0 (CA)/ Michael 6,0

Pierre 6,0  (CA)/ Serginho 6,0 (CA)

Boquita 7,0

Fellipe Soutto 6,0

Léo Silva 7,0 (CA)

Ronaldinho Gaúcho 7,0 (CA)

Moisés 8,0

Danilinho 6,0 / Guilherme 6,0

Ananias 7,0

Bernard 7,0

Bruno Mineiro 7,0

Jô  7,0

Técnico: Geninho 7,0

Técnico: Cuca 7,0

Público Pagante: Não divulgado

GOL DO PORTUGUESA: Léo Silva aos 5’ minutos do 2º tempo.

Renda: Não divulgada

GOL DO ATLÉTICO: - Bernard aos 20’ minutos do 2º tempo.

 

 

Árbitro: Elmo Alves Resende Cunha (GO)-(Nota 6,0). Arbitragem Boa. Aplicou com correção todos os cartões amarelos durante a partida e expulsou com correção o zagueiro do Atlético Leonardo Silva, em decorrência do segundo cartão amarelo. Foi muito questionado pelos jogadores da Portuguesa e  seus diretores, quando anulou o gol de Bruno Mineiro no primeiro tempo de jogo, alegando que o jogador usou a mão antes de mandar a bola para o fundo das redes do goleiro atleticano.

A.1. Evandro Gomes Ferreira(GO)-(Nota: 8,0). Auxiliou positivamente o árbitro da partida, assinalando com correção todos os lances do jogo.  

A.2. João Patrício de Araújo (GO). –  (Nota: 8,0). A exemplo do assistente nº1, foi muito bem no jogo.

4º Árb.: Marcelo Aparecido  (SP)