DE VIRADA ATLÉTICO VENCE O BATAFOGO E CONTINUA NA BRIGA PELO VICE CAMPEONATO DO BRASILEIRÃO 2012

26/11/2012 14:12

POR: CLÉVER ASSUNÇÃO

 

Cuca acha importante brigar pelo segundo lugar na última rodada Foto: Daniel Ramalho / TerraCRÉDITO: TERRA

Em partida válida pela penúltima rodada do Campeonato Brasileiro de 2012, jogando no Estádio João Havelange, no Rio de Janeiro, o Botafogo recebeu o Atlético Mineiro e perdeu de virada por 3(três) a 2(dois), seguindo vivo na luta pela vaga direta da fase de grupos da Copa Libertadores do próximo ano. Para tanto, os alvinegros precisam vencer o Cruzeiro no próximo domingo na última rodada do Brasileirão e torcer para um tropeço do Grêmio que irá jogar o clássico contra o Internacional.

A partida começou em banho Maria, e bem equilibrada, mas logo aos 13’ minutos do primeiro tempo, numa belíssima cobrança de falta, Bernard mandou a bola no ângulo do goleiro Jefferson, que ficou olhando a bola ganhar as suas redes.

O Atlético pressionava muito o Botafogo que tentava sair para o ataque mas encontrava muitas dificuldades, em função da marcação bem feita pelo meio campo do Atlético.

Quando o Atlético dominava a partida, veio o gol de empate. Após cobrança de escanteio do bom jogador Seedorf pela direita, Antônio Carlos cabeceou livre no meio do gol, mandando a bola para o fundo das redes do goleiro Victor.

Não demorou muito para o Botafogo fazer a virada. Desta vez o escanteio foi cobrado pela esquerda e mais uma vez, a defesa alvinegra bobeou e Elkeson chutou rasteiro no meio do gol para desempatar a partida.

Perdendo de 2(dois) a 1(um), o galo foi prá cima e chegou a fazer o gol de empate e que foi mal anulado pelo assistente nº1, Márcio Luiz Augusto, que equivocadamente viu impedimento de Escudero, e invalidou aquele que seria o gol de empate do time atleticano.

Ao término do primeiro tempo, jogadores e comissão técnica da equipe do Atlético, se dirigiram ao sexteto de arbitragem, para questionar o gol mal anulado, gerando exclusão de um dos membro da comissão técnica do galo do banco de reservas do galo.

No segundo tempo, o Atlético voltou com tudo. Foi prá cima do Botafogo, mas em um destas investidas ao ataque, deixou o setor defensivo desguarnecido e numa rápida cobrança de falta da equipe do Botafogo, Júnior César parou com falta o bom jogador Seedorf, que partia em direção ao gol e foi bem expulso pelo árbitro goiano Wilton Pereira Sampaio.

Com a vantagem numérica de jogadores em campo, o Botafogo não soube segurar o placar. Num ataque rápido do Atlético, Juninho que havia substituído Guilherme, cruzou na área para Richarlyson que também havia entrado no lugar de Escudero, bater na bola de primeira e empatar a partida, aos 36’ minutos do 2º tempo.

Nos minutos finais, veio a virada heróica do Atlético, que a partir do empate sufocou o Botafogo em seu campo. Aos 43’ minutos da etapa final, Serginho em posição duvidosa, recebeu a bola dentro da área e tocou para Réver, que estava livre, tocar para o fundo das redes e garantir a vitória atleticana, quebrando um Jejum de 13 anos sem vencer o Botafogo no Rio de Janeiro.

Final no Estádio Engenhão, Botafogo 2(dois) X  Atlético Mineiro 3(três).

Com esta vitória heróica e de virada em cima do Botafogo, o Atlético permaneceu na terceira colocação da competição nacional, com 69 pontos ganhos na tabela de classificação em 37 jogos. - Além dos 69 pontos já conquistados até o momento, o galo contabilizou 19(dezenove) vitórias, 12(doze) empates, 6(seis) derrotas, marcou 61 gols, sofreu 35, tem um saldo positivo de 26 gols. O galo encerra a sua participação no Brasileirão 2012, voltando a jogar no próximo domingo, dia 02 de Dezembro, às 17:00 horas, contra o Cruzeiro, no tradicional super clássico mineiro, na Arena Independência, em Belo Horizonte.

Apitou Botafogo 2(dois) X Atlético Mineiro 3(três), Wilton Pereira Sampaio (GO)-(NOTA: 6,0). – Arbitragem boa. Acompanhou de perto os lances. Aplicou com correção os cartões amarelos durante a partida e expulsou com acerto Lucas da equipe do Botafogo e Júnior César da equipe do Atlético. Teve a sua arbitragem comprometida através de dois impedimentos assinalados contra a equipe do Atlético, pelo assistente nº1, Sr Márcio Luiz Augusto de São Paulo, que foi confirmado pelo árbitro, anulando em um desses lances um gol legítimo da equipe do Atlético. 

- Ele foi auxiliado pelos assistentes da partida: Márcio Luiz Augusto (SP)-(NOTA: 4,0). Errou ao assinalar dois impedimentos inexistentes, invalidando em um desses lances um gol legítimo da equipe do Atlético.  O assistente nº2 foi João Patrício de Araújo (GO)-(NOTA 8,0), trabalhou com tranqüilidade durante a partida, sendo discreto nas suas marcações, acertando em todas as suas intervenções, e colaborando positivamente com o árbitro central.

CONFIRA ABAIXO A FICHA TÉCNICA DO JOGO.

 

CAMPEONATO BRASILEIRO – 2012

              - SÉRIE “A” -

37ª RODADA – 25/11/2012 – ESTÁDIO: ENGENHÃO (RJ) - DOMINGO– 17:00H

                BOTAFOGO  (RJ)        2           X     ATLÉTICO MINEIRO   3               

 

Jefferson 6,0

Victor 6,0

Lucas Mendes 5,0 (CAV)

Carlos César 6,0/ Serginho 6,0

Antônio Carlos 7,0 (CA)

Leonardo Silva 6,0

Dória 6,0 (CA)

Réver 7,0

Márcio Azevedo 6,0/Jádson 6,0

Júnior César 6,0 (CAV) 

Gabriel 6,0 (CA)

Pierre 6,0

Fellype Gabriel 6,0

Leandro Donizete 6,0

Lodeiro 6,0

Guilherme 6,0(CA)/ Juninho 6,0

Andrezinho6,0(CA)/Vitor Júnior 6,0

Escudero 6,0(CA)/ Richarlyson 7,0

Seedorf 7,0

Bernard 8,0

Elkeson 7,0

Jô 6,0

Técnico: Oswaldo de Oliveira 6,0

Técnico: Cuca 7,0

Público Pagante: 4,629

GOLS DO BOTAFOGO: - Antônio Carlos aos 18’ minutos do 1º tempo. – Elkeson aos 24’ minutos do 1º tempo.

Renda: R$ 51.935,00

GOLS DO ATLÉTICO MINEIRO: - Bernard aos 13’ minutos do 1º tempo. – Richarlyson aos 36’ minutos do 2º tempo. – Réver aos 43’ minutos do 2º tempo.

 

Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)-(Nota 6,0). Arbitragem boa. Acompanhou de perto os lances, aplicando bem os cartões amarelos durante a partida e expulsando com acerto os jogadores Lucas da equipe do Botafogo e Júnior César da equipe doa Atlético. Teve sua atuação prejudicada pelo assistente 1, Márcio Luiz Augusto que assinalou equivocadamente dois impedimentos que não existiram, inclusive invalidando em um desses lances, um gol legítimo da equipe do Atlético.

A.1. Márcio Luiz Augusto (SP)-(Nota: 4,0). Errou em dois impedimentos, e em um desses lances, Invalidou um gol legítimo do Atlético, prejudicando o trabalho do árbitro central. 

A.2. João Patrício Araújo (GO). – (Nota: 8,0). Foi muito bem no jogo, acertando em todas as suas intervenções, tendo com isso, participações positivas durante a partida.

4º Árb.: Wagner dos S. Rosa (RJ)