ATLÉTICO VENCE O LÍDER FLUMINENSE E CONTINUA FORTE EM BUSCA DO TÍTULO DO BRASILEIRÃO 2012

22/10/2012 10:28

POR: CLEVER ASSUNÇÃO

Ronaldinho não marcou gols, mas foi decisivo para o Galo, com passes e muita movimentação Foto: PhotocameraCRÉDITO: O GLOBO

Foi uma decisão antecipada, um Jogaço de Bola, digna dos dois principais postulantes ao título nacional.  Com mais de vinte mil pagantes, na Arena Independência, o “Coliseu Moderno” do bairro Horto, o Atlético venceu o Fluminense de virada por 3(três) a 2(dois), numa partida eletrizante, e recheada de todos os ingredientes de uma grande final de campeonato nacional.

Fazendo valer o mando de campo e a invencibilidade jogando em casa, o galo começou a partida sufocando o time do Fluminense, e logo aos 8’ minutos em um contra-ataque rápido, Bernard tocou para Jô dentro da área que finalizou para gol, com grande defesa do goleiro Diego Cavalieri.

Por sua vez, o tricolor carioca quando tinha a posse de bola, errava muitos passes e não conseguia levar perigo ao gol defendido por Victor.

Na pressão as oportunidades de gols iam surgindo e sendo desperdiçadas pelos jogadores.

Aos 21’ minutos, o Atlético reclamou muito de um gol mal anulado pelo árbitro baiano Jailson Macedo de Freitas. Numa bela cobrança de falta do jogador Ronaldinho Gaúcho, o árbitro viu irregularidade de Leonardo Silva, alegando que o jogador alvinegro empurrou os jogadores tricolores que estavam na barreira.

Com maior posse de bola, o Atlético jogava melhor e fez uma verdadeira blitz na equipe do Fluminense, chegando a mandar duas bolas na trave do goleiro Diego Cavalieri, desperdiçando boas oportunidades de abrir o placar, encerrando a primeira etapa com o marcador em 0(zero) a 0(zero).

Na etapa final, o Atlético voltou pressionando ainda mais a equipe carioca, que se defendia como podia e saía de forma rápida para os contra-ataques.

Aos 10’ minutos, o Fluminense atraiu o galo para a defesa, obteve a posse de bola e em um contra-ataque rápido, Wellington Nem recebeu bom passe de Fred, dentro da área e finalizou com categoria no canto esquerdo do goleiro Victor, calando a massa atleticana presente na Arena Independência.

Aos 16’ minutos, Leandro Donizete arriscou de fora da área e mandou a bola no travessão defendido pelo goleiro tricolor Diego Cavalieri.

Aos 23’ minutos Ronaldinho Gaúcho tocou para Jô, que chutou cruzado, no ângulo esquerdo das redes defendidas por Diego Cavalieri, empatando a partida, para delírio da torcida atleticana.

Embalado pela massa alvinegra, o galo continuou pressionando e aos 36’ minutos Bernard fez belo cruzamento pela esquerda e Jô, de cabeça, mandou a bola no canto direito das redes de Diego Cavalieri.

Quatro minutos depois, o Fluminense mostrou força de líder e aos 40’ minutos Wagner lançou Carlinhos pela esquerda. O lateral cruzou rasteiro e Fred antecipou a marcação do setor defensivo do Atlético e mandou a bola para as redes de Victor, deixando tudo igual na Arena Independência.

Após o gol de empate, o Fluminense foi todo para o setor defensivo. O Atlético partiu novamente prá cima e não deu outra. Já nos acréscimos, aos 47’ minutos, Ronaldinho Gaúcho desceu pela meia esquerda e cruzou na medida para o zagueirão Leonardo Silva dar uma cabeçada na bola e mandar para o fundo das redes defendida por Diego Cavalieri, decretando a vitória do galo e diminuíndo de nove para seis pontos a diferença em relação a conquista do título do Brasileirão 2012.

Final na Arena Independência, Atlético Mineiro 3(três) X Fluminense 2(dois).

Apitou Atlético Mineiro 3(três) X Fluminense 2(dois), Jailson Macedo de Freitas (BA)-(Nota 4,0). Arbitragem Fraca. Anulou de forma equivocada o gol de Ronaldinho Gaúcho, por ocasião da cobrança de uma falta, alegando que o jogador Leonardo Silva, havia cometido uma infração ao empurrar os jogadores que formavam a barreira do Fluminense. Inverteu faltas, foi pressionado pelos jogadores de ambas as equipes. Foi muito econômico na aplicação dos cartões amarelos e até deixou de expulsar jogadores durante a partida. - Ele foi auxiliado pelo Assistente nº1: Fabrício Vilarinho da Silva (GO). Auxiliou com correção o trabalho do Árbitro. Bem colocado, marcou com precisão os impedimentos da partida. (Nota 8,0 ) – Assistente nº2: Kleber Lúcio Gil (SC). Errou em um lance que não marcou impedimento da equipe do Fluminense, quando o jogador Wellington Nem, estava em posição irregular no início da jogada, ocasionando muitas reclamações por parte de todos os jogadores do Atlético. (Nota  6,5).

Com esta importante vitória, ao lado da massa, no confronto direto pela briga do título da temporada 2012, o Galo somou seus 63 pontos ganhos, ocupando a 2ª colocação do Brasileirão 2012, atrás apenas do  Fluminense, que continua liderando a competição com 69 pontos ganhos, faltando apenas 6(seis) rodadas para o término do certame nacional.

O Galo só volta a jogar pelo Brasileirão 2012, dia 31 de Outubro, quarta feira, às 22:00 contra o Flamengo, na Arena Independência, enquanto o líder Fluminense vai receber no Rio de Janeiro a equipe Coritiba, jogo este que será realizado no Estádio Engenhão, dia 25/10 quinta feira às 21:00 horas.

CONFIRA ABAIXO A FICHA TÉCNICA DO JOGO.

 

CAMPEONATO BRASILEIRO– 2012

SÉRIE: “A” – Arena Independência

32ª RODADA – 21/10/2012 - DOMINGO HORÁRIO: 16:00 H.

         ATLÉTICO MINEIRO   3                 X           FLUMINENSE        2

 

Victor 8,0

Diego Cavalieri 7,0

Marcos Rocha 8,0

Bruno 7,0

Leonardo Silva 9,0

Gum 7,0

Réver 8,0

Digão 7,0

Júnior César 8,0 (CA)

Carlinhos 7,0 (CA)

Pierre 8,0 (CA) / Leonardo 8,0

Edinho 7,0

Leandro Donizete  8,0

Diguinho 7,0 (CA)

Ronaldinho Gaúcho 9,0

Deco 7,0 (CA) / Wagner 7,0

Guilherme 8,0 / Neto Berola 8,0

Thiago Neves 7,0 / Rafael Sóbis 7,0

Bernard  8,0 / Richarlyson 8,0

Wellington Nem 8,0

Jô 9,0

Fred 9,0

Técnico: Cuca 9,0

Técnico: Abel Braga 8,0

Público Pagante: 20.096

GOLS DO ATLÉTICO MINEIRO: - Jô dois gols, aos 23’ e aos 36’ minutos do 2º tempo. – Leonardo Silva aos 47’ minutos do 2º tempo.

Renda: 736.265,00

GOLS DO FLUMINENSE: - Wellington Nem aos 10’ minutos do 2º tempo. - Fred aos 40’ minutos do 2º tempo.

 

 

Árbitro: Jailson Macedo Freitas  (BA)-(Nota 4,0). Arbitragem  fraca, confusa e bastante polêmica. Foi muito questionado quando anulou o gol de Ronaldinho Gaúcho na cobrança de falta, apontando irregularidade do jogador Leonardo Silva nos jogadores que formavam a barreira do Fluminense. Inverteu muitas faltas durante a partida, parou demais o jogo, deixando de marcar muitas faltas que aconteceram, não tendo também boa arbitragem na parte disciplinar, sendo muito econômico na aplicação dos cartões durante a partida.

A.1. Fabrício Vilarinho da Silva (GO). -(Nota 8,0). Assinalou com acerto todos os impedimentos da partida,contribuindo positivamente para o trabalho do árbitro central.

A.2. Kléber Lúcio Gil (SC). –(Nota 6,5). Errou ao não marcar um impedimento do jogador Wellington Nem, quando o mesmo encontrava-se em posição irregular quando recebeu a bola e partiu para o ataque.

4º Árb.: Emerson de Almeida (MG)