ATLÉTICO PERDE O CLÁSSICO PARA O CRUZEIRO, MAS CONQUISTA O TÍTULO MINEIRO DE 2013

20/05/2013 11:29

POR: CLÉVER ASSUNÇÃO

 

RAIO X DA 15ª RODADA DO CAMPEONATO MINEIRO 2013.

RESULTADO DO JOGO DE VOLTA DA FINAL DO CAMP. MINEIRO:

- 19/05 – 16:00H – NO MINEIRÃO: CRUZEIRO 2  X  1  ATLÉTICO

As imagens de Cruzeiro 2 x 1 Atlético-MG (Foto: Ramon Bitencourt/LANCE!Press)CRÉDITO: LANCENET

CONFIRA OS PRINCIPAIS ARTILHEIROS DO CAMPEONATO MINEIRO.

8(GOLS) Júnior Negão = Tombense

7(GOLS) Borges = Cruzeiro

6(GOLS) Nena = Caldense/ Jô = Atlético/ Dagoberto = Cruzeiro.

5 (GOLS) Fábio Júnior = América/ Réver = Atlético/  Tchô = Villa Nova.

(4 GOLS) Ricardo Goulart = Cruzeiro/ Fernando Karanga = Boa Esporte/ Vanderlei = Nacional/ Wesley = Tupi/ Caleb = Nacional/ Adalberto = Guarani

- Em 72 Jogos realizados já foram marcados 209 gols, média de 2,90 gols por jogo.

- Melhore Ataque: Atlético - 41 gols marcados.

- Melhor Defesa: Caldense – Sofreu apenas 10 gols em 11 jogos.

- Pior Ataque: América (TO) – Marcou apenas 8 gols na competição

- Pior Defesa: América (TO) – 24 gols sofridos em 11 jogos.

 

FICHA TÉCNICA DO JOGO DE IDA DA FINAL DO CAMPEONATO MINEIRO.

CRUZEIRO 2  X  1  ATLÉTICO    

Em jogo válido pela decisão do Campeonato Mineiro de 2013, no Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão da Pampulha, o Cruzeiro venceu o Atlético por 2(dois) a 1(um), mas viu o seu maior rival conquistar o título mineiro da atual temporada.

A partida começou em ritmo alucinante, com o Cruzeiro partindo prá cima, com o time do Atlético bastante recuado, tentando encaixar um contra ataque e afastar de vez a possibilidade de perder o título que estava bem encaminhado, devido ao ótimo placar construído no jogo de ida na Arena Independência, quando os alvinegros venceram os Azuis por 3(três) a 0(zero).

No primeiro tempo, o Cruzeiro com apoio da China Azul foi com tudo prá cima do Galo e chegou a fazer 2(dois) a 0(zero), em duas penalidades máxima bem marcadas pelo Árbitro Gaúcho Leandro Pedro Vuadem que não titubeou e com precisão assinalou as faltas acontecidas dentro da área atleticana. Uma do jogador Gilberto Silva em cima de Dagoberto, e a outra do jogador Richarlysson em cima de Borges. Dagoberto foi o encarregado de cobrar as duas penalidades máximas e mandou a bola para o fundo das redes do goleiro Victor que nada pôde fazer. Cruzeiro 2(dois) X Atlético 0(zero).

Com os dois gols marcados pela equipe cruzeirense, o Mineirão incendiou. O jogo ficou aberto. O Atlético saiu mais para o jogo, e em alguns momentos levou perigo ao gol defendido por Fábio, que não só no primeiro tempo, mas durante toda a partida fez ótimas defesas, sendo considerado pela equipe de esportes da PLFM, como o melhor jogador em campo.

No segundo tempo, quem voltou com tudo foi o Atlético. Começou o jogo a todo vapor. O Cruzeiro recuou e não chegou nem de perto a jogar o mesmo futebol que havia realizada na primeira etapa, com o goleiro Fábio do Cruzeiro fazendo excelentes defesas e evitando que o Atlético conquistasse o seu primeiro gol.

A pressão alvinegra era muita e o Atlético era só ataque. O gol era questão de tempo. O sufoco era geral. A massa atleticana, começou a jogar com o time e aos 33’ minutos da segunda etapa, numa bobeira do lateral Egídio, que bisonhamente perdeu uma bola na intermediária, teve que correr atrás do jogador Luan, que invadiu a área e foi empurrado por trás. Pênalti bem marcado pelo árbitro e convertido por Ronaldinho Gaúcho. Cruzeiro 2(dois) X Atlético 1(um).

Antes do apito final do árbitro, o mesmo Luan que havia sofrido a penalidade máxima deu uma tesoura no jogador Dagoberto e foi expulso de campo pelo árbitro. Neste lance houve um tumulto generalizado com invasão de campo, troca de empurrões e chutes de jogadores de ambas as equipes que o árbitro assistiu passivamente e nada fez.

Salienta-se que a arbitragem não interferiu no resultado final do jogo, mas foi muito fraca disciplinarmente. Fez ouvido de mercador durante todo o jogo, permitindo muitas reclamações por parte dos jogadores, deixou de marcar várias faltas claras que aconteciam e marcavam outras inexistentes. Deixou de aplicar cartões em faltas que eram passíveis de cartão amarelo e também não expulsou os jogadores que se envolveram no tumulto antes do término da partida.

O público pagante no Mineirão da Pampulha foi de 42.142 torcedores, que proporcionaram uma renda de R$ 1.774.410,00.

Apitou a partida: Leandro Pedro Vuaden (FIFA-RS)-(Nota: 5,0). Arbitragem Confusa. Sem critérios nas marcações de faltas e aplicação dos cartões amarelos. Acertou nas três marcações das penalidades máximas.  Ele foi auxiliado pelos Assistentes: Rodrigo Pereira Jóia (FIFA-RJ) e Rodrigo F. Henrique Corrêa (FIFA-RJ), que fizeram um ótimo trabalho. Auxiliaram com acerto o árbitro da partida. (NOTA: 9,0).

O Cruzeiro do técnico Marcelo Oliveira venceu jogando com: Fábio, Ceará depois Mayke, Léo, Paulão, Nilton que foi amarelado, Diego Souza que foi amarelado depois Ricardo Goulart, Everton Ribeiro, Borges que foi amarelado, depois Anselmo Ramon, Leandro Guerreiro que foi amarelado, Dagoberto, Egídio

O Atlético do técnico Cuca ficou Campeão Mineiro de 2013, jogando com: Victor, Marcos Rocha, Gilberto Silva que foi amarelado, Réver, Josué, Richarlyson, Jô depois Alecsandro , Leandro Donizete que foi amarelado, Diego Tardelli depois Leonardo Silva, Ronaldinho Gaúcho que foi amarelado, Bernard depois Luan que foi expulso de campo aos 44’ minutos do segundo tempo.

O Cruzeiro volta a campo na quarta feira dia 22 de Maio às 22:00 horas, e enfrentará o Resende do Rio de Janeiro, pelo jogo de volta da Copa do Brasil. O Atlético vai ao México enfrentar o Tijuana na Quinta feira dia 23 às 21:30 horas pela Copa Libertadores das Américas.

No domingo dia 26 de Maio, o Cruzeiro estréia no Campeonato Brasileiro no Mineirão às 18:30 horas contra o Goiás e o Atlético vai ao Paraná enfrentar o Coritiba no Estádio Couto Pereira, no mesmo horário. Portanto, começa no próximo final de semana o Brasileirão 2013.